domingo, 22 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem

 Plano de aula: Sustentabilidade e Energia

Disciplina:  Ciências

Turma: 8ª série/9º ano Ensino Fundamental

Tempo Pedagógico previsto: 8 horas/aula

Tema da aula: Sustentabilidade e Energia

Conteúdos:
Aparelhos elétricos (identificação); energia elétrica; potência elétrica e consumo de energia; gráficos; cálculos e tabelas.
Competências e habilidades:
Identificar e reconhecer os usos que são feitos da energia elétrica no cotidiano; classificar as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos; identificar a importância da classificação no estudo sistematizado de um tema; analisar qualitativamente dados referentes á grandeza potência elétrica; reconhecer e utilizar corretamente a nomenclatura e a unidade de potência.

Tema 1-
Energia: Fontes, obtenção, usos e suas propriedades.

 Texto para leitura
As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade. Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente. Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos. A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão). Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.
Grupo I
Competências para observar
H19- reconhecer riscos e segurança no uso de eletricidade em diferentes situações do dia-a-dia.
H20- identificar as etapas e as transformações de energia envolvidas na geração de energia elétrica em diferentes tipos de usinas.

Grupo II
Competências para realizar
H17- classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia.
H18- associar experimentos sobre circuito elétrico simples com aparelhos elétricos identificando as funções dos principais componentes.
H21- comparar diferentes recursos energéticos, como petróleo, carvão, gás natural, em relação a biomassa, origens e usos.

Grupo III
Competências para compreender
H22- identificar argumentos favoráveis e desfavoráveis ás diferentes formas de geração de eletricidade.

Estratégias:
Sensibilização inicial, levantamento de objetos e coisas pertencentes ao  mundo do aluno, trabalho em grupo, discussão compartilhada, narrativa.

Metodologia:
As aulas são apresentadas em forma de sensibilizar os alunos para uma discussão sobre as maneiras de utilização da energia elétrica em nosso cotidiano. O objetivo é mapear o universo de conhecimentos do aluno relacionados a esse tema, partindo da identificação de situações ou atividades de seu dia-a-dia que dependam da energia elétrica, como acender uma lâmpada, tomar banho quente, o gasto de energia e etc.
A idéia é introduzir a leitura em ciências e discutir o conceito de consumo de energia.
  
Recursos didáticos:
Lápis de cor, giz de cera, cartolina, aparelhos elétricos, tabelas gráficos, etc.

Avaliação:
Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho das atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos, quanto á compreensão e construção dos conceitos, exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse.

Conclusão:
A partir do quadro das competências (observar, realizar e compreender) e habilidades (H19,H20,H17,H18,H21,H22), detectou-se a necessidade e a importância de traçar um plano de aula a partir do conteúdo Sustentabilidade e Energia, bem como o seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e ou temas envolvidos com o presente assunto.   
De acordo com o PCN, o ensino de Ciências  nos 8º e 9º anos, deve ampliar e consolidar os significados  de economizar a partir dos diferentes usos em contextos sociais. Assim, acredito que esse plano de aula, bem como o seu mapeamento de percurso, são de grande valia para a construção e o aperfeiçoamento desse conteúdo, permitindo ao educando consolidá-lo e relacioná-lo com o seu cotidiano. 


Atividade a ser desenvolvida em sala de aula: como calcular uma conta de energia

1-Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia. (GII)

A tabela a seguir apresenta o consumo dos aparelhos elétricos que mais gastam energia  elétrica nas residências.

Ferro elétrico
7%
Lavadora
5%
Lâmpadas
15%
Chuveiro elétrico
30%
Geladeira
30%
Outros
13%


É possível verificar que os aparelhos que mais consomem energia são aqueles usados para
a) aquecimento e resfriamento
b) resfriamento e iluminação
c) aquecimento e limpeza
d) iluminação e limpeza.

RESPOSTA: (A) 


2- Vamos calcular:
a) Para uma lâmpada de 60 W, que fica acesa 5 horas por dia, durante os 30 dias do mês.

Resp: Consumo (kWh)= 60(W)x 5 horas x30 dias= 9 kWh/mês
                                             1000
b) Para um chuveiro de 4000w, que é utilizado meia hora por dia , durante 30 dias do mês

Resp: : Consumo (kWh)= 4000(W)x 0,5(30 minutos) x30 dias= 60kWh/mês

                                             1000

2 comentários:

  1. Gostei da vossa SA. É mais um recurso para nossas aulas.
    Parabéns pelo blog, espero que continue.

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  2. Obrigada Osmarina, o seu blog também esta muito bom.

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