domingo, 22 de setembro de 2013

Curso presencial-Situação de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem apresentada no Curso Presencial

Conteúdo:
Transformações químicas: A formação da ferrugem.



Sondagem:
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos:
Vocês sabem o que é ferrugem?
Ferrugem: porque ela aparece?
Vocês conhecem os materiais que enferrujam?
Problematização
As transformações químicas ocorrem constantemente ao nosso redor; é como se á natureza fosse um verdadeiro laboratório. Uma das mudanças mais visíveis a olho nu ocorre devido ao contato de alguns materiais com o oxigênio.
Investigação
A presente prática pretende mostrar de uma forma bem simplificada a influência do ar e da umidade na formação da ferrugem. A mesma pode ser ministrada em conjunto com o conceito de Oxidação de materiais.
O professor tem a opção de utilizar exemplos presentes na própria escola para enriquecer o conteúdo. Sempre terá uma “ferrugenzinha” em algum local de suas dependências. Exemplos de objetos oxidáveis: maçanetas, torneiras ou corrimãos enferrujados.
Experimento
Vamos à prática? Precisamos de:
Materiais:
Algodão (1chumaço)
Óleo (1 colher)
2 pregos novos (sem ferrugem)
4 copos (é necessário que um deles esteja seco)
Água
Procedimentos
1. Unte um dos pregos com óleo e coloque-o no copo seco;
2. Umedeça o algodão com água e deposite-o no fundo de um dos copos;
3. No terceiro copo, coloque um pouco de água e acrescente o último prego;
4. No quarto copo (controle) coloque apenas um prego;
5. Guarde esse material e volte a observá-lo depois de três dias.

Socialização de resultados/ Conclusão:

A ferrugem é o resultado de uma reação química entre duas substâncias. Quais são? A umidade é importante para que essa reação aconteça? Que aspecto tem a ferrugem? Ela é parecida com ferro?O ferro é encontrado puro na natureza? Por quê? Que cuidados devemos ter com os objetos de ferro, para evitar a ferrugem?Peça aos alunos que comparem suas observações com as dos colegas e juntos tente explicar, em forma de debate, o que denotaram sobre a ferrugem e o que fazer para evitá-la.
Escreva um relatório sobre o que observou no experimento.


Avaliação:
Ao final da aula todos devem entrar em consenso e compreender o seguinte:
- O prego untado com óleo não apresenta ferrugem ao final do terceiro dia. O óleo funcionou como um isolante, não deixando que o oxidante (ar) entrasse em contato com o material oxidável (prego).
- Não houve formação de ferrugem no algodão úmido; esse material não possui ferro em sua composição, portanto, não se oxida.
- O prego colocado no copo com água se enferrujou, uma vez que o oxigênio do ar juntamente com a água, tratou de oxidar este material.
Explicação química para o fenômeno/Leitura
A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar.
A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.) se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio, mas como? Um método muito eficiente é através da pintura da superfície de ferro com tintas ou cobertura com óleo e outras substâncias lubrificantes.
Representação do fenômeno: Equação química
Fe  +  O2      →   FeO2


Bibliografia
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil
Escola   
Livro: Ciências Naturais no dia – a- dia – Jenner Procópio de Alvarenga. José Luiz Pedersoli. Moacir Assis d’Assunção Filho. Wellington Caldeiras Gomes.





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